Economia

01/07/2020 20:57 www.rolimnoticias.com.br

O cooperativismo evoluiu e conquistou um espaço em Rolim de Moura

O cooperativismo é aceito por todos os governos e reconhecido como fórmula democrática para a solução de problemas sócio-econômicos.

O Cooperativismo no Brasil é uma prática existente desde 1610 pelo Jesuítas,  o início da construção de um estado cooperativo em bases integrais. Por mais de 150 anos, esse modelo deu exemplo de sociedade solidária, fundamentada no trabalho coletivo, onde o bem-estar do indivíduo e da família se sobrepunha ao interesse econômico da produção. A ação dos padres jesuítas se baseou na persuação, movida pelo amor cristão e no princípio do auxílio mútuo (mutirão), prática encontrada entre os indígenas brasileiros e em quase todos os povos primitivos, desde os primeiros tempos da humanidade.

Desde então houve um crescente número de Cooperativas e uma das mais comuns e a cooperativa financeira que traz benefícios únicos que na maioria das vezes bancos privados não oferecem. 

“O Cooperativismo financeiro visa atender o coletivo e nesse momento de pandemia, buscamos apoiar as empresas que foram afetadas e de imediato a cooperativa buscou contribuir com essas empresas para não haver prejuízo”, destaca o  gerente jurídico, Everton Silvestre.

Em Rolim de Moura – RO, das muitas Cooperativas que existem e que realmente trazem resultado de sustentabilidade está a Cooperativa de Catadores de Materiais Reciclados – Recicoop, que tem como cooperados muitas famílias, que além de conseguir o sustento, estão cuidando do meio ambiente.

“O objetivo da Cooperativa de Catadores é fortalecer a classe dos catadores, que seria em Cooperativismo ou Associação e nos optamos por Cooperativismo, devido as oportunidades oferecidas para a melhoria dos cooperados”, enfatiza a presidente da Recicoop, Lucineide dos Santos. 

O cooperativismo evoluiu e conquistou um espaço próprio, definido por uma nova forma de pensar o homem, o trabalho e o desenvolvimento social. Por sua forma igualitária e social o cooperativismo é aceito por todos os governos e reconhecido como fórmula democrática para a solução de problemas sócio-econômicos. 


Redes Sociais

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo