Saúde 2

22/08/2019 19:43 www.rolimnoticias.com.br

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Rolim

O objetivo é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto. 

Com base no tema: "Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas" a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019 vem para reafirmar no contexto desse Movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida se seus filhos. seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das APAES.

O Centro Educacional de Rolim de Moura (CER), está realizando essa semana, diversas atividades voltadas para a sociedade rolimourense com o objetivo de abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.

De acordo com o Professor, Nelson Neves, essa semana é muito importante para APAES de um modo geral, em especial para as pessoas com deficiência. 

“Aproximadamente por volta de 1960 começou se uma busca por atendimento com as políticas públicas para as pessoas com deficiência, que então não havia nada. Foi aí que surgiu a ideia da formação de um Conselho ou uma Federação, já no dia 10 de novembro de 1962 foi fundada em São Paulo a Federação das APAES. Foi a primeira do Brasil, após a criação da Federação as buscas são constantes junto às políticas públicas, para o bem-estar geral da Pessoa com Deficiência, pela educação, profissionalização, lazer, liberdade, enfim a inclusão dessas pessoas na sociedade, sempre foi uma busca constante das APAES. Esse bem-estar da pessoa com deficiência, essa semana nada melhor do que para representar esses avanços que já tivemos até aqui”, destaca o Professor Nelson. 

Nós convidamos todas as famílias para participar ativamente das atividades do Centro Educacional de Rolim de Moura (CER), durante essa semana, estamos com atividades diversificadas, panfletagem nos comércios, Banco do Brasil, nas ruas entre outros.

A instituição também está internamente com atividade voltada para a Semana da Pessoa com Deficiência, do dia 21 a 28 de agosto,  todas as atividades são voltadas para a Semana da Pessoa com Deficiência, conscientizando a própria pessoa com deficiência e conscientizando a família,  sociedade em relação às necessidades e os direitos das pessoas com deficiência, bem como a sua autonomia, a pessoa com deficiência basta que de oportunidade para ele no mercado profissional, na escola, sociedade que ele vai desempenhar muito bem o seu papel,  vai contribuir com a sociedade, através  do seu trabalho, com a sua cultura e com a sua inclusão. Ele vai ser um cidadão praticamente de igual para igual os outros, é óbvio que terá alguma limitação, mas quem não tem nenhuma limitação, todos nós temos algum tipo de limitação, porém essa limitação ela pode ser superada, basta que haja estímulo e oportunidade para isso”, finaliza Nelson Neves.


Redes Sociais

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo