O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 0,24% em junho, ligeiramente abaixo da variação de 0,26% apurada em maio. Apesar do leve alívio mensal, a inflação acumulada em 12 meses chegou a 5,35%, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse resultado supera o teto de 4,5% previsto pelo regime de metas contínuas do Banco Central e configura descumprimento da meta, já que a inflação está fora do intervalo de tolerância há seis meses consecutivos.

A meta oficial estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional é de 3%, com margem de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, o que permite uma variação entre 1,5% e 4,5%.

No início deste ano, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, já havia enviado carta ao governo explicando o estouro da meta de 2024, quando a inflação fechou em 4,83%. Agora, o cenário continua desafiador, aumentando a pressão sobre a condução da política monetária.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here