O tempo segue característico do período de transição entre o fim da estação chuvosa e o início da estiagem em Rondônia neste domingo, 11 de maio. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), a previsão é de sol forte pela manhã, seguido de aumento de nuvens e pancadas de chuva típicas da região durante a tarde e início da noite.

Em Porto Velho, o calor predomina desde as primeiras horas do dia. A mínima prevista é de 24 °C e a máxima pode chegar aos 33 °C. O céu amanhece parcialmente nublado, mas a umidade elevada e o aquecimento favorecem a formação de nuvens carregadas à tarde, com possibilidade de chuvas rápidas e trovoadas isoladas.

Em Ariquemes, o cenário é parecido. A cidade terá um domingo quente, com temperaturas entre 23 °C e 32 °C. Há previsão de pancadas de chuva no fim do dia, mas sem acumulados significativos.

Ji-Paraná, na região central do estado, também terá um dia de sol com variação de nebulosidade e possibilidade de chuva isolada à tarde. A mínima fica em 23 °C e a máxima pode atingir os 34 °C, com sensação térmica ainda mais elevada por conta da umidade.

Mais ao sul, Vilhena terá temperaturas um pouco mais amenas em relação ao restante do estado, com mínima de 21 °C e máxima de 30 °C. O tempo deve se manter estável pela manhã, mas há chance de pancadas isoladas no período da tarde.

Condições gerais em Rondônia

De modo geral, Rondônia segue sob a influência da massa de ar quente e úmida que predomina na região amazônica. Embora a estação seca se aproxime, as chuvas ainda ocorrem de forma irregular. A umidade relativa do ar permanece alta, acima de 60%, mas pode apresentar queda momentânea no início da tarde, especialmente em áreas urbanas.

O Inmet não emitiu alertas de tempo severo para o estado neste fim de semana, mas a população deve estar atenta às mudanças rápidas no tempo, comuns nesta época.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here