Uma mansão de 360 metros quadrados, com piscina de 50m² e 15 estábulos, virou alvo de atenção em meio às investigações sobre o esquema de descontos irregulares em aposentadorias, que teria lesado milhares de beneficiários do INSS. O imóvel pertence a Milton Baptista de Souza, conhecido como Milton Cavalo, dirigente do Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi).

O sindicato tem como vice-presidente o irmão mais velho do presidente Lula (PT), o sindicalista José Ferreira da Silva, o Frei Chico.

A propriedade de luxo está localizada no bairro Votorantim, na zona rural de Ibiúna (SP). Além da ampla área construída, o local abriga uma estrutura voltada à criação de cavalos. Segundo registros, o sítio está vinculado a uma empresa de criação de equinos registrada em nome de Milton desde maio de 2011.

Crescimento da arrecadação do Sindnapi

Durante o período em que a mansão foi erguida, entre 2021 e 2023, a arrecadação do Sindnapi saltou de R$ 23,2 milhões para R$ 149 milhões, um crescimento de mais de 500%. O sindicato é investigado por supostamente participar de um esquema que aplicava descontos indevidos em aposentadorias, sem autorização das vítimas.

Milton Cavalo alega que a propriedade foi adquirida em 2010 e que todas as melhorias no imóvel foram feitas com recursos próprios, provenientes do trabalho dele e de sua família, negando qualquer relação com os recursos do sindicato.

Investigações em andamento

O caso ganhou visibilidade após reportagens do portal Metrópoles, que revelou detalhes da movimentação financeira do Sindnapi e o crescimento patrimonial de dirigentes da entidade. Até o momento, o sindicato não se manifestou oficialmente sobre as acusações.

O Ministério Público Federal e a Polícia Federal seguem com as investigações para apurar o desvio de recursos de aposentados. Estima-se que milhares de beneficiários tenham sido vítimas de descontos fraudulentos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here