O boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (15) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), traz um alerta preocupante sobre o avanço da influenza A, vírus causador da gripe, que se tornou atualmente a principal causa de mortalidade por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre idosos. Além disso, o vírus está entre as três principais causas de óbito por SRAG em crianças.
Segundo o levantamento, há um aumento nas hospitalizações por influenza A em diversas regiões do país, com níveis moderados a altos de incidência em estados do Centro-Sul, além de crescimento nas regiões Norte e Nordeste.
Por outro lado, a Fiocruz destaca sinais positivos em relação ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR), especialmente entre crianças pequenas. Em alguns estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste, os casos de SRAG associados ao VSR estão desacelerando ou até apresentando indícios de queda.
O boletim reforça a importância da vacinação contra a gripe, especialmente para grupos prioritários, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades, e recomenda atenção aos sintomas respiratórios para busca precoce por atendimento médico.