O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou na noite desta sexta-feira (16) que 1,3 milhão de aposentados e pensionistas já solicitaram devolução de valores descontados indevidamente de seus benefícios nos últimos três dias.

Segundo o balanço do órgão, 1,2 milhão de pedidos foram feitos pela plataforma Meu INSS, enquanto outros 104 mil foram registrados pelo telefone 135. Os pedidos envolvem principalmente descontos associativos não autorizados, realizados por entidades com convênio com o INSS.

Das 41 entidades conveniadas, todas receberam contestações. No entanto, apenas 24,8 mil beneficiários confirmaram ter autorizado os descontos, o que levanta suspeitas de fraudes em larga escala.

Desde quarta-feira (14), os beneficiários notificados pelo INSS devem acessar o Meu INSS (via aplicativo ou site) para verificar se os descontos foram realizados com sua autorização. O sistema mostra qual entidade realizou o desconto, os valores e o período em que ocorreram.

Caso não tenham autorizado, os aposentados e pensionistas podem solicitar o reembolso diretamente pela plataforma ou pelo número 135.

O governo federal promete investigar as irregularidades e punir as entidades responsáveis. A operação é uma resposta a denúncias de que milhares de beneficiários estavam sendo cobrados por serviços ou mensalidades que nunca solicitaram.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here