O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, publicou nesta terça-feira (26) uma mensagem em português na rede social X, chamando o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de “antissemita declarado e apoiador do Hamas”. A publicação faz referência à saída do Brasil da IHRA (Aliança Internacional para a Memória do Holocausto), ocorrida no final de julho.
Em seu post, Katz escreveu:
“Agora ele revelou sua verdadeira face como antissemita declarado e apoiador do Hamas ao retirar o Brasil da IHRA — o organismo internacional criado para combater o antissemitismo e o ódio contra Israel — colocando o país ao lado de regimes como o Irã, que nega abertamente o Holocausto e ameaça destruir o Estado de Israel.”
Além do texto, o ministro utilizou uma imagem gerada por inteligência artificial, na qual Lula aparece como um fantoche controlado pelo supremo líder do Irã, Ali Khamenei.
O episódio ocorre em meio a uma crise diplomática entre Brasil e Israel. Lula já fez críticas ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o que levou a sua classificação como “persona non grata” em Israel. Em consequência, o Brasil retirou seu embaixador em 2024 e, até o momento, não indicou um novo representante diplomático ao governo israelense.
A publicação de Katz reforça o clima tenso nas relações bilaterais, destacando a discordância de políticas externas e o impacto da saída do Brasil da IHRA sobre a imagem internacional do país.





