O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é alvo de um pedido de moção de repúdio na Câmara dos Deputados, apresentado pelo deputado federal Tenente-Coronel Zucco (PL-RS), líder da oposição na Casa. O motivo é a presença de Lula nas comemorações do “Dia da Vitória” em Moscou, evento que marca o triunfo soviético sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

Lula participou da cerimônia a convite do presidente russo Vladimir Putin, ao lado de outros 19 chefes de Estado, incluindo líderes considerados autoritários como Nicolás Maduro (Venezuela), Miguel Díaz-Canel (Cuba) e Xi Jinping (China).

Segundo o requerimento apresentado por Zucco à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), a presença do chefe do Executivo brasileiro em um evento com forte carga simbólica militar e ideológica “afronta a ordem internacional e os valores democráticos consagrados na Constituição brasileira”.

“Ao se colocar ao lado de ditadores como Nicolás Maduro, Díaz-Canel e Xi Jinping, em um desfile militar carregado de simbologia soviética e propaganda de guerra, Lula não apenas envergonha o Brasil: ele agride frontalmente os princípios da política externa brasileira, como a prevalência dos direitos humanos e a defesa da paz”, escreveu Zucco no documento.

O pedido de moção ainda será analisado pela CREDN e pode ou não ser levado ao plenário da Câmara. A participação de Lula no evento gerou reações divergentes no cenário político nacional e internacional. O governo, por sua vez, defende que a visita à Rússia integra esforços de mediação diplomática e busca de alternativas para o fim do conflito entre russos e ucranianos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here