O presidente da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), Carlos Roberto Ferreira Lopes, foi preso em flagrante na madrugada desta terça-feira (30) por falso testemunho durante depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. A prisão foi decretada pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente da comissão, após Lopes apresentar contradições e omissões em seu depoimento.
Durante a oitiva, que durou cerca de nove horas, Lopes negou envolvimento em fraudes nos descontos de aposentados, mas afirmou desconhecer detalhes de operações de pessoas e empresas ligadas à Conafer. Segundo Viana, o depoente omitiu informações deliberadamente e entrou em contradição em várias delas, configurando mentira deliberada e ocultação de informações com intuito de prejudicar as investigações da comissão. O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) havia solicitado a prisão de Lopes, alegando que ele praticou o crime de falso testemunho pelo menos quatro vezes ao longo da oitiva.
Após a prisão, Lopes foi liberado sob pagamento de fiança, mas deverá responder por falso testemunho na Justiça Federal. Esta é a segunda prisão decretada pela CPMI, que investiga descontos ilegais em aposentadorias no INSS. Na semana passada, Rubens Oliveira, apontado pela Polícia Federal como intermediário de Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, foi o primeiro a ser preso.
O esquema de fraudes no INSS, conhecido como “Aposentão” ou “Farra do INSS”, desviou e lavou recursos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mediante descontos irregulares, sem autorização, nos benefícios de aposentados e pensionistas. Investigado pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), estima-se um prejuízo de R$ 6,3 bilhões no período de 2019 a 2024, com 64% desse valor referente a 2023 e 2024. O INSS estima que 4,1 milhões de beneficiários possam ter sido prejudicados.
A CPMI do INSS foi criada em 2025 para investigar o esquema de fraudes, a pedido da senadora Damares Alves e da deputada Coronel Fernanda. O senador Carlos Viana foi eleito presidente da comissão em agosto de 2025.
A prisão de Carlos Roberto Ferreira Lopes é um marco na investigação das fraudes no INSS e reforça o compromisso do Congresso Nacional em combater a corrupção e proteger os direitos dos aposentados e pensionistas brasileiros.





