O estado de Rondônia terá uma quarta-feira, 21 de maio, marcada pela continuidade do regime de chuvas, ainda que de forma mais isolada e passageira em algumas regiões. O período, que já se aproxima do fim da estação chuvosa na Amazônia, começa a dar sinais da transição para a estiagem, mas a umidade e as altas temperaturas ainda promovem instabilidade.

As últimas informações climáticas para Rondônia indicam que, apesar da diminuição gradual das chuvas à medida que o inverno amazônico se aproxima, as condições atmosféricas ainda favorecem pancadas rápidas e isoladas, principalmente no período da tarde e noite. A umidade elevada e o calor intenso são características predominantes.

Confira a previsão para as principais cidades rondonienses nesta quarta-feira (21/05):

  • Porto Velho: A capital rondoniense deve ter um dia de sol com muitas nuvens, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas no final da tarde e noite. As temperaturas permanecem elevadas, com máxima em torno de 31°C e mínima em 23°C. A umidade relativa do ar se mantém alta.
  • Ariquemes: No Vale do Jamari, a previsão é de sol com algumas nuvens, com chance de chuva rápida em momentos isolados do dia. As temperaturas seguem o padrão da capital, com calor intenso.
  • Ji-Paraná: Localizada no centro do estado, Ji-Paraná também deve ter um dia de sol e nebulosidade variável, com possibilidade de chuvas leves e pontuais. As máximas ficam próximas dos 30°C, e a sensação de abafamento será constante.
  • Vilhena: No sul do estado, a cidade pode apresentar um cenário um pouco diferente, com maior abertura de sol e menor probabilidade de chuva em comparação com as outras cidades. As temperaturas continuam elevadas, mas com manhãs ligeiramente mais amenas.

Panorama Climático no Estado:

Maio marca o período de transição entre as estações chuvosa e seca em Rondônia. As chuvas tendem a diminuir em volume e frequência ao longo do mês, preparando o estado para a estação mais seca que se estende de junho a setembro. No entanto, as características de clima tropical úmido ainda garantem calor e a formação de nuvens carregadas que podem resultar em chuvas rápidas e localizadas.

A atenção se volta para a umidade do ar, que, embora ainda alta, começa a apresentar tendências de queda nas próximas semanas, especialmente à medida que a estiagem se consolida. Produtores rurais e a população em geral devem ficar atentos às informações da Defesa Civil e dos órgãos meteorológicos, pois mesmo chuvas isoladas podem ser intensas e gerar transtornos pontuais. O cenário geral para esta quarta-feira é de calor, umidade e chuvas dispersas em grande parte do território rondoniense.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here