A Câmara dos Deputados pode votar nesta quarta-feira (25/6) o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeitos do decreto do presidente Lula (PT) que aumentou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A proposta ganhou prioridade após a aprovação de um requerimento de urgência com 346 votos favoráveis e 97 contrários na semana passada.
O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou a inclusão do PDL na pauta junto a outros três temas que também devem ser apreciados hoje.
📋 Temas previstos na pauta desta quarta:
-
PDL que derruba o aumento do IOF
-
MP que autoriza uso de até R$ 15 bilhões/ano do Fundo Social para habitação popular e permite ao governo leiloar excedentes de óleo e gás, com expectativa de arrecadação de até R$ 20 bilhões
-
MP que libera crédito consignado para trabalhadores do setor privado
-
Projeto de Lei que isenta do Imposto de Renda quem ganha até dois salários mínimos
A medida contra o aumento do IOF vem sendo pressionada por parlamentares da oposição e por setores econômicos, que criticam a alta da alíquota como uma decisão que encarece o crédito e afeta consumidores e empresas.
A votação ocorre em meio a um cenário de tensão entre o Palácio do Planalto e o Congresso, especialmente após recentes articulações sobre vetos, pautas econômicas e reformas institucionais.