O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) lidera a iniciativa de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Até o momento, o requerimento conta com 185 assinaturas, número superior ao mínimo necessário de 171 para protocolar o pedido. 

Entre os parlamentares de Rondônia, os deputados federais Lebrão (União Brasil) e Lúcio Mosquini (MDB) não constam na lista de signatários da CPI. Além disso, nenhum deputado do Partido dos Trabalhadores (PT) assinou o requerimento.

A CPI visa apurar um esquema de fraudes que teria causado prejuízos de até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, afetando principalmente aposentados e pensionistas do INSS. A operação “Sem Desconto”, deflagrada pela Polícia Federal, revelou irregularidades relacionadas a descontos indevidos em benefícios previdenciários, especialmente no Nordeste.

A instalação da CPI depende agora da decisão do presidente da Câmara dos Deputados, que pode autorizar o início dos trabalhos. A expectativa é que a comissão investigue as denúncias e proponha medidas para evitar futuras fraudes no sistema previdenciário.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here