Investigadores da Polícia Federal (PF) foram pegos de surpresa, na última terça-feira (24), ao descobrirem que um delegado da corporação acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que todos os inquéritos relacionados a fraudes no INSS fossem reunidos sob a relatoria do ministro Dias Toffoli.
Segundo reportagem de Breno Pires e Alessandra Medina, publicada no site da revista piauí, o delegado Rafael Dantas foi o autor da petição. O ponto que causou estranheza nos agentes federais é que Dantas não integra as equipes responsáveis pelas investigações sobre o esquema de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social.
O pedido de Dantas ao STF solicitava que a Corte centralizasse sob uma única relatoria os diversos inquéritos em curso que apuram irregularidades no INSS. Até o momento, não houve manifestação do STF sobre o assunto.
As investigações sobre as fraudes no INSS envolvem suspeitas de um esquema bilionário que teria beneficiado indevidamente aposentadorias, pensões e outros benefícios previdenciários.