Nesta sexta-feira (16), dados divulgados pela Serasa Experian indicam que a inadimplência das empresas no Brasil chegou a um novo patamar recorde em março, com 7,3 milhões de empresas registradas como negativadas — o maior número desde o início da série histórica do Indicador de Inadimplência das Empresas.

O crescimento em relação a fevereiro, quando o número de empresas inadimplentes era de 7,2 milhões, evidencia uma tendência preocupante no cenário econômico. O valor total das dívidas das empresas também atingiu recorde, somando R$ 169,8 bilhões em março, acima dos R$ 164,2 bilhões registrados no mês anterior.

Segundo o indicador, o setor de Serviços concentra a maior parte das empresas negativadas, representando 53% do total. Na sequência, aparecem as empresas dos setores de Comércio (34,8%), Indústria (8%) e Outros segmentos (3,3%).

Especialistas apontam que esse aumento da inadimplência empresarial reflete desafios econômicos, como a desaceleração do crescimento, inflação persistente e dificuldades no acesso a crédito, que impactam diretamente a capacidade de pagamento das companhias. A situação acende um alerta para a necessidade de políticas e medidas que auxiliem a recuperação e a sustentabilidade financeira das empresas no país.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here