Um levantamento recente divulgado pelo Pacto Contra a Fome revelou que mais de 81% da população da região Norte do Brasil enfrenta um cenário de “exclusão alimentar elevada”. No Nordeste, o índice também é alarmante, atingindo 75,3% da população.

O estudo considera uma cesta básica composta principalmente por alimentos in natura e minimamente processados, estimada em R$ 441, valor que muitas famílias dessas regiões não possuem para garantir alimentação adequada e arcar com outras despesas básicas.

No Sul e Sudeste do país, os percentuais são menores, porém preocupantes: 56,6% e 66,6%, respectivamente, também enfrentam dificuldades para garantir uma alimentação adequada.

O boletim destaca que a insegurança alimentar no Brasil não se resume apenas aos efeitos dos choques inflacionários recentes, mas é resultado da persistente combinação de baixa renda, desigualdade territorial e limitações estruturais no acesso a alimentos saudáveis.

Segundo o Pacto Contra a Fome, essa disparidade regional reforça a urgência de políticas públicas efetivas e direcionadas que enfrentem as causas profundas da fome e da pobreza alimentar, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

Contexto

O Brasil ainda enfrenta grandes desafios para garantir a segurança alimentar de toda a sua população, especialmente nas áreas mais vulneráveis. Fatores como desemprego, inflação nos preços dos alimentos e desigualdade social acentuam o problema, dificultando o acesso a uma alimentação saudável para milhões de brasileiros.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here