Rondônia começa o fim de semana sob influência de instabilidade típica da temporada, com céu carregado em vários pontos, pancadas de chuva e trovoadas isoladas — especialmente pela manhã e no início da tarde. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e serviços de previsão apontam para condições que variam entre sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado, com chance de chuva localmente forte em áreas do estado.

Ariquemes — sol com variação de nuvens e risco de chuva

A região de Ariquemes apresenta previsão semelhante: sol entre nuvens e chance de pancadas isoladas, sem expectativa de grandes acumulados generalizados, mas com possibilidade de trovoadas pontuais dependendo da convecção local. Fontes locais indicam tempo instável, típico do período de transição.

Ji-Paraná — tardes quentes e períodos de nebulosidade

Ji-Paraná deve ter predomínio de sol com muitas nuvens à tarde e noites mais nubladas. As máximas ficam próximas de 30–33 °C, com noites quentes e sensação de ar abafado — condições favoráveis a pancadas isoladas no período vespertino.

Vilhena — temperaturas mais amenas, mas sem descarte de chuva

Vilhena tende a registrar temperaturas um pouco mais amenas que a capital (máximas próximas de 26–28 °C) e mínima noturna mais baixa em áreas rurais; ainda assim, há possibilidade de chuva localizada. Relatórios regionais apontam variação de nuvens e chance de instabilidade pontual.


Últimas informações e alertas

  • Nos últimos dias o Inmet emitiu alertas pontuais para chuva e declínio de temperatura em áreas isoladas da Região Norte, e acompanha a evolução de sistemas que podem provocar chuva forte localizada em Rondônia; por isso, é importante acompanhar os boletins atualizados.

  • Modelos e serviços meteorológicos (Climatempo, O Tempo e agências locais) coincidem em prever um sábado com predomínio de nuvens e calor úmido em Porto Velho e no norte do estado, e instabilidade passageira com pancadas no interior e no sul de Rondônia.

Recomendações

  • Leve guarda-chuva ou capa e evite áreas de alagamento em caso de chuva intensa e trovoadas.

  • Motoristas devem redobrar atenção em rodovias: chuva localizada pode reduzir a visibilidade e provocar poças.

  • Produtores rurais devem estar atentos a boletins locais caso ocorram pluviometrias acima do normal.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here