19.3 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, abril 25, 2025
HomeSegurançaAvô é preso em Rondônia por suspeita de abusar sexualmente da neta...

Avô é preso em Rondônia por suspeita de abusar sexualmente da neta de 5 anos; outras vítimas são identificadas

A Polícia Civil de Rondônia prendeu um idoso de 65 anos em São Miguel do Guaporé, suspeito de abusar sexualmente da própria neta, de apenas cinco anos. As investigações indicam que os abusos começaram quando a criança tinha três anos.

A investigação teve início após uma denúncia anônima relatar os abusos. Durante o inquérito, outras duas vítimas do suspeito foram identificadas. Uma delas, atualmente maior de idade, afirmou que os abusos começaram quando ela tinha 10 anos. O idoso está detido e à disposição da Justiça, enquanto as investigações prosseguem para identificar possíveis outras vítimas.

Casos de abuso sexual intrafamiliar, infelizmente, não são isolados no Brasil. Dados do Ministério da Saúde revelam que, entre 2015 e 2021, foram notificados mais de 200 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país, sendo que a maioria das vítimas são meninas e os agressores, pessoas próximas ou familiares.

Especialistas alertam para a importância da vigilância familiar e da educação sexual infantil como formas de prevenção. A psicóloga Amanda Pinheiro Said ressalta que “é fundamental que as crianças sejam orientadas desde cedo sobre seus corpos e aprendam a identificar comportamentos inadequados, sempre com linguagem apropriada para a idade”.

A Polícia Civil de Rondônia solicita que qualquer informação adicional sobre o caso seja comunicada às autoridades locais. O sigilo e a proteção das vítimas são garantidos por lei.


Como denunciar

Casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes podem ser denunciados de forma anônima pelo Disque 100, que funciona 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias são encaminhadas aos órgãos competentes, como o Conselho Tutelar e o Ministério Público.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -[banner group='banner-pagina-interna-250x250']

Mais populares