16.5 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, julho 11, 2025
HomeSegurançaMotoristas são presos com 47 tabletes de maconha em Operação Protetor das...

Motoristas são presos com 47 tabletes de maconha em Operação Protetor das Fronteiras

Giruá, RS — Na última terça-feira, uma ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Governo de Rondônia, culminou em uma forte apreensão de drogas no interior do estado durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras.

O trabalho contou com equipes do Batalhão da Polícia de Fronteira e Divisas (BPFRON), 10° e 11° Batalhões da Polícia Militar, Delegacia Repressão ao Crime Organizado (DRACO2/PCRO), Polícia Civil e o Exército Brasileiro.

Após denúncia anônima, os militares identificaram dois veículos — um Gol prata e uma Saveiro vermelha — circulando na BR‑429. Com pontos de observação montados, a dupla foi interceptada na RO‑481. No porta-malas de um dos carros, foi encontrada uma sacola contendo 47 tabletes de maconha tipo skunk, somando cerca de 48,5 kg. Os motoristas foram presos e levados à Delegacia de Polícia Civil, onde o caso foi registrado por tráfico de entorpecentes.

A Operação Protetor das Divisas e Fronteiras é a evolução da antiga Operação Hórus, adotando agora o Projeto Cão Protetor — que utiliza cães farejadores treinados para localizar entorpecentes e armas em regiões de divisa. De janeiro a maio de 2025, apenas essa iniciativa resultou na apreensão de 12 toneladas de drogas, refletindo um prejuízo estimado de R$ 1 bilhão ao crime organizado.

Em Rondônia, a operação tem desencadeado diversas ações integradas nos últimos meses — como a apreensão de 31 kg de entorpecentes na BR-364, envolvendo maconha e pasta base de cocaína. Operações anteriores da mesma força-tarefa resultaram na interceptação de até 933 kg de maconha em ações aquáticas no Paraná.

O papel da integração

A cooperação entre órgãos estaduais, federais e militares é destaque no combate ao tráfico transfronteiriço. O BPFRON, DRACO2/PCRO, Polícia Civil, Polícia Militar e o Exército têm atuado de forma integrada em Rondônia, resultado em apreensões significativas e prisões sucessivas de motoristas sob suspeita de transportar grandes cargas de drogas nos eixos para Bolívia, Mato Grosso e outros estados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -[banner group='banner-pagina-interna-250x250']

Mais populares