A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (13), a Operação Contenção, com o objetivo de desarticular um braço interestadual da facção criminosa Comando Vermelho, que atua em várias regiões do país. A ação ocorre simultaneamente no Rio de Janeiro, São Paulo, Rondônia e Mato Grosso, e já resultou em seis prisões até as 7h15 da manhã.
Ao todo, estão sendo cumpridos 39 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça. Também foi determinado o bloqueio de R$ 40 milhões em bens e valores dos alvos da operação, fruto de um suposto esquema de lavagem de dinheiro coordenado pela facção.
As investigações apontam que o grupo movimentou, em menos de um mês, mais de R$ 5 milhões, indicando a existência de um forte esquema de ocultação de recursos oriundos do tráfico de drogas e outras atividades ilícitas. Em Rondônia, os mandados visam integrantes que estariam atuando como representantes da facção no Norte do país, fortalecendo conexões com o tráfico interestadual.
Articulação nacional e internacional
A operação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Receita Federal, Exército Brasileiro e da agência norte-americana Homeland Security Investigations (HSI). A atuação conjunta permitiu o mapeamento de ramificações da facção em comunidades do Rio de Janeiro e em diversos municípios de outros estados, com foco especial em transações bancárias e movimentações financeiras suspeitas.
A Polícia Civil informou que as investigações continuam, com foco na identificação de todos os envolvidos e na quebra da estrutura logística e financeira da facção criminosa. Novas fases da operação não estão descartadas.