7.8 C
Rio Grande do Sul
quarta-feira, maio 13, 2026
HomeBrasil e MundoEstudante da UFES é preso pela PF após ameaçar deputado federal; caso...

Estudante da UFES é preso pela PF após ameaçar deputado federal; caso coincide com assassinato de comentarista nos EUA

O estudante universitário Adalto Gaigher Júnior foi preso na tarde de quinta-feira (11) no Espírito Santo, acusado de proferir ameaças de morte contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). A ação foi realizada pela Polícia Federal (PF) na região Norte do estado, em Boa Esperança, com base em uma representação feita pelo parlamentar.

O que se sabe sobre a ameaça

  • A frase atribuída a Adalto foi publicada em uma rede social na noite de quarta-feira (10):

    “Nikolas, eu vou te matar a tiros.”

  • O perfil atribuído a ele no X (antigo Twitter) chegou a ser encerrado após a repercussão.

  • O estudante cursa Ciências Biológicas na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no campus de São Mateus.

Detalhes da prisão

  • A PF o prendeu em flagrante, na casa da família, em Boa Esperança. Ele foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal em São Mateus.

  • Segundo relatos, o jovem manteve silêncio durante parte do interrogatório e, em alguns momentos, demonstrou nervosismo.

  • A prisão foi motivada após a representação do deputado, que também solicitou medidas de segurança.

Reações e desdobramentos

  • Nikolas Ferreira divulgou a foto de Adalto nas redes sociais.

  • O deputado ironizou a detenção ao postar um “joinha” em seus stories no Instagram.

  • Adalto publicou desculpas posteriormente, dizendo que foi um “comentário desmedido e infeliz”, motivado por uma “momento de euforia”. Porém, Nikolas rejeitou as desculpas, afirmando que não se trata de situação isolada, já que ameaças anteriores também teriam sido feitas pelo estudante. Ele afirmou que irá tomar todas as providências judiciais cabíveis.

Contexto internacional e coincidência temporal

A ameaça feita por Adalto ocorreu no mesmo dia em que o comentarista conservador Charlie Kirk, aliado de Donald Trump, foi assassinado em Utah, nos Estados Unidos, durante um evento universitário.

Kirk foi baleado no pescoço enquanto participava de um debate na Utah Valley University, durante sua turnê “The American Comeback Tour”.

  • A morte dele suscitou amplo debate sobre violência política, segurança em eventos públicos e radicalização.


Informação adicional apurada

  • A autoridade policial confirmou que houve abertura de inquérito para apurar se existem terceiros envolvidos ou outras ameaças relacionadas.

  • O estudante foi submetido a procedimento legal após a prisão para que fossem colhidos os depoimentos necessários.

  • Há relatos de que Nikolas Ferreira já vinha enfrentando outras ameaças nas redes sociais há meses, e ele tem pedido reforço de segurança.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -[banner group='banner-pagina-interna-250x250']

Mais populares