A Assembleia Legislativa de Rondônia deu um importante passo em apoio ao setor cooperativista ao lançar, nesta terça-feira (4), a Frente Parlamentar do Cooperativismo de Rondônia (Freencoop-RO). A iniciativa visa incentivar o desenvolvimento do cooperativismo no Estado, promovendo um espaço democrático de diálogo sobre políticas públicas voltadas ao segmento.
A Freencoop-RO é composta por sete deputados estaduais: Pedro Fernandes (PRD), que preside a frente; Dr. Luís do Hospital (MDB), como vice-presidente; além de Delegado Lucas (PP), Cirone Deiró (União Brasil), Cássio Góes (PSD), Cláudia de Jesus (PT) e Ismael Crispim (MDB).
Durante a primeira reunião da frente, o deputado Pedro Fernandes destacou o potencial das cooperativas de crédito, que têm apresentado crescimento acelerado em Rondônia. “Vamos focar no agronegócio, principalmente na bacia leiteira, promovendo organização e qualidade de vida ao produtor rural”, afirmou.
O deputado Ismael Crispim reforçou a importância do cooperativismo como motor de desenvolvimento, destacando que muitas cidades rondonienes já contam com mais de uma cooperativa de crédito. “Rondônia é uma terra que dá certo”, resumiu.
O deputado Luís do Hospital compartilhou sua experiência na fundação de uma cooperativa de produtores de leite em Jaru, ressaltando o impacto positivo do sistema na renda dos agricultores locais.
Já o deputado Cássio Góes, que participou virtualmente, disse que a criação da Freencoop representa a realização de um sonho. “Vamos trabalhar para apresentar resultados robustos ainda neste mandato”, garantiu.
Presente no evento, o presidente da OCB-RO, Salatiel Rodrigues, celebrou a iniciativa e agradeceu aos parlamentares pelo apoio ao cooperativismo, que já conta com mais de 100 cooperativas no estado.