A Polícia Militar de Rondônia segue intensificando as ações preventivas na zona rural de Machadinho do Oeste, como parte da Operação de Prevenção a Conflitos Agrários. Na quarta-feira (9), durante bloqueio na Linha C-09 com a Estrada Carreteira, policiais da Companhia Independente de Buritis abordaram uma caminhonete prata, placa OHS**, ocupada por dois homens.
O condutor afirmou que ambos se dirigiam a uma fazenda da região para caçar porcos e negou portar qualquer item ilícito. Contudo, durante revista no interior do veículo, foi encontrada uma pistola no banco do motorista e outra com o passageiro, que ainda carregava um carregador visível no bolso.
Após buscas minuciosas, foram localizadas outras cinco armas de fogo, incluindo duas espingardas calibre 12, uma carabina .38 com luneta e três pistolas 9mm de diferentes marcas (Taurus, Glock e Masada), além de grande quantidade de munições — algumas de uso restrito —, rádios comunicadores e acessórios táticos.
Os abordados se identificaram como CACs (Colecionadores, Atiradores e Caçadores) e apresentaram parte da documentação, mas estavam sem a guia de transporte dos armamentos. Além disso, algumas armas estavam registradas em nome de terceiros ausentes, o que configurou posse irregular. Ambos receberam voz de prisão e foram encaminhados à UNISP local.
Outra prisão durante a operação
Também na quarta-feira (9), por volta das 9h15, a guarnição PATAMO, atuando na região do Assentamento São Gonçalo, localizou um homem com mandado de prisão em aberto em um bar na Linha Carreteira. Após confirmação da identidade, ele foi preso e levado à delegacia para as providências legais.
As ações fazem parte da estratégia da PM para reduzir tensões fundiárias e garantir a segurança na região, que é marcada por frequentes disputas por terra.