Dez startups de Rondônia participaram do South Summit Brasil 2025, um dos maiores eventos de inovação e empreendedorismo da América Latina, realizado em Porto Alegre (RS). A presença no evento foi viabilizada por uma missão técnica promovida pelo Sebrae Rondônia, que levou os empreendedores a uma verdadeira imersão em inovação, conexões estratégicas e acesso a novos mercados.
As startups participantes, oriundas dos municípios de Porto Velho, Cacoal e Vilhena, atuam em setores como agritech, healthtech, sustentabilidade, varejo inteligente e logística. A iniciativa integra o programa Sebrae Startups, dentro da estratégia nacional Impulso Tecnológico, voltada à aceleração de negócios de base tecnológica em todo o país.
Antes da abertura oficial do evento, os empreendedores participaram de uma agenda técnica que incluiu visitas ao Instituto Caldeira e ao Tecnopuc, reconhecidos hubs de inovação do Brasil. A experiência proporcionou um mergulho em modelos consolidados de ecossistemas colaborativos, conectando universidades, empresas e governo.
Durante os três dias de evento, os empreendedores participaram de rodadas de negócios, mentorias, pitches e palestras com especialistas e investidores, ampliando a visibilidade de suas soluções. Em muitos casos, as startups rondonienses despertaram interesse direto de fundos de investimento, abrindo possibilidades de captação de recursos e parcerias estratégicas.
Para o analista de inovação do Sebrae Rondônia, Rangel Miranda, a missão representa um passo além do incentivo pontual
O Diretor Técnico do Sebrae Rondônia, Carlos Eduardo, também acompanhou a missão e ressaltou o potencial inovador do estado
A iniciativa reforça o compromisso do Sebrae com o fortalecimento do ecossistema de inovação em Rondônia, por meio de ações estruturadas, acompanhamento técnico e estímulo à competitividade dos novos negócios.