Cacoal, RO – Cledivaldo Ferreira da Silva, foragido da Justiça e apontado como um dos envolvidos no assassinato do cabo da Polícia Militar Gilberto Santos Passos, foi morto na tarde desta terça-feira (15) após entrar em confronto com policiais militares durante o cumprimento de um mandado de prisão no município de Cacoal, em Rondônia.
Segundo informações da Polícia Militar, Cledivaldo havia escapado do presídio de Vilhena no último dia 9 de junho, após serrar as grades da cela com outros detentos. Desde então, ele era considerado um dos criminosos mais procurados do estado, sendo monitorado por equipes de inteligência da segurança pública.
Após o levantamento do possível paradeiro do foragido, uma guarnição da PM foi até uma residência onde ele estaria escondido. Durante a abordagem, Cledivaldo reagiu à prisão, atirando contra os policiais com um revólver calibre .38. Houve revide, e o suspeito foi atingido pelos disparos.
Mesmo após ser socorrido pelas equipes, ele não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. No imóvel, além do revólver usado no confronto, os policiais também localizaram uma garrucha, reforçando os indícios de que o foragido continuava armado e representava ameaça à sociedade.
Crime contra policial
Cledivaldo era um dos suspeitos no homicídio do cabo Gilberto Santos Passos, ocorrido em 2019. O crime gerou forte repercussão à época, sendo considerado uma das ações mais violentas contra agentes de segurança em Rondônia. A morte do militar foi tratada como execução, e desde então as forças de segurança passaram a intensificar o combate a ações criminosas contra servidores públicos.
A ação desta terça-feira é mais um desdobramento dos esforços da Polícia Militar e da Justiça para retirar das ruas criminosos de alta periculosidade, sobretudo aqueles diretamente envolvidos em atentados contra a vida de agentes de segurança.
A Polícia Civil deve investigar os detalhes da ocorrência, e os demais fugitivos da mesma fuga em Vilhena seguem sendo procurados.

